segunda-feira, 25 de junho de 2012

"OCITOCINA – MAIS QUE APENAS O HORMÔNIO DO PRAZER"


                A Ocitocina é um hormônio que está na mídia atualmente. Ganhou a fama de ser o “hormônio do prazer”, indicado para pessoas que estão com problemas na esfera sexual dos seus relacionamentos. É verdade que esse hormônio melhora a libido, a performance sexual e os orgasmos, mas a sua importância vai bem além, como veremos a seguir.

    A Ocitocina é um hormônio produzido no Hipotálamo, em áreas específicas denominadas Núcleos Paraventricular e Supraóptico, e estocado no lobo posterior da Hipófise de onde é liberado para a corrente sanguínea. 

                É um hormônio que tem importantes efeitos psicológicos e físicos no organismo, além de papéis específicos no corpo do homem e da mulher.

                  Entre os efeitos psicológicos da Ocitocina estão:
·         estimula a sociabilidade,
·        facilita a formação de laços de amizade e o estreitamento de ligações sentimentais,
·         melhora o humor e reduz a ansiedade.

                  Entre os efeitos físicos da Ocitocina podemos citar:
·       vasodilatação, aumentando o diâmetro das artérias, inclusive as Coronarianas, podendo prevenir Isquemia e reduzir a Pressão Arterial,
·        aumenta o suprimento sanguíneo para a pele, podendo acelerar a cicatrização de lesões,
·        aumenta a potência sexual, melhora a libido e aumenta o prazer durante o orgasmo,
·        pode induzir relaxamento muscular e reduzir a dor, efeitos potencialmente benéficos em pessoas com Fibromialgia,
·         estimula a produção de hormônios anabólicos (como IGF-1 e Testosterona) e reduz a produção de hormônios catabólicos (como Cortisol) reduzindo, assim, a perda de massa muscular.

     Em mulheres, especificamente, a Ocitocina estimula a lubrificação vaginal e facilita o orgasmo. De fato, quando em uso regular desse hormônio, as mulheres apresentam orgasmos mais rápidos e intensos, além de maior facilidade em atingir orgasmos múltiplos. 

    Nos homens, a Ocitocina aumenta a sensibilidade do pênis ao contato, melhora a lubrificação das glândulas penianas, a qualidade e freqüência das ereções, o orgasmo e a ejaculação. 

     Os sinais e sintomas mais comuns de deficiência de Ocitocina são:
·         isolamento social,
·         isolamento emocional,
·         humor triste e depressivo,
·         irritabilidade,
·         sensibilidade aumentada ao Estresse,
·         dificuldade em manifestar as emoções,
·         palidez cutânea,
·         olhos secos, pele ressecada,
·         tensão muscular,
·         distúrbios do sono,
·        aumento da sensibilidade à dor, dores musculares e “pontos” dolorosos (Fibromialgia),
·   em homens: baixa libido, baixa potência sexual, dificuldade de ejaculação, baixo volume de esperma, ausência ou dificuldade para atingir orgasmos,
·    em mulheres: baixa libido, ausência ou dificuldade para atingir orgasmos, baixa intensidade dos orgasmos.

    Se você apresenta alguns desses sinais ou sintomas, deve procurar seu médico e conversar a respeito da possibilidade de estar deficiente em Ocitocina pois, além de melhorar os sintomas que você possa estar apresentando, a deficiência crônica e não tratada de Ocitocina pode facilitar o aparecimento de outras patologias como Doenças Cardiovasculares, Infertilidade, Depressão, Transtornos Fóbicos/Ansiosos, Impotência Sexual, Frigidez, Fibromialgia.

     Existem alguns fatores que melhoram a produção e a ação da Ocitocina: contato físico, abraços, massagens, barulho, leitura, canto, intercursos sexuais, atividade física moderada e regular, alimentação balanceada (sem restrição calórica e rica em frutas, vegetais, carne, frango, ovos e peixe), momentos de diversão e relaxamento.

   De modo similar, existem fatores que reduzem a produção e a ação da Ocitocina: solidão, ansiedade, depressão, estresse crônico, outras deficiências hormonais (Estradiol, Testosterona e Hormônio do Crescimento, por exemplo), envelhecimento, sedentarismo, hábitos irregulares (fumo, bebida alcoólica, refrigerantes, açúcar, doces, carboidratos em excesso na alimentação).

   Quando necessária a reposição de Ocitocina a via mais indicada, por maior praticidade e melhores resultados, é a sublingual. A dosagem deve der ajustada de acordo com a resposta clínica, pois exames de dosagem de Ocitocina só estão disponíveis, até o momento, para laboratórios de pesquisa.

39 comentários:

  1. Dra meu meu nome é Patricia e preciso de reposiçao de ociticina pois desde que tive minha filha de 6 anos nao sinto vontade nem prazer com meu parceiro e tenho sentido todos os sintomas da falta dele me fale com devo agir por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser falta de Omega 3, mas cuidado se for comprar e usar , compre de boa qualidade- em casa usamos Topterm à anos- DR. Lair Ribeiro fala que depende não só disso como tambem ter um nivel hormonal e de vitamina D3 adequado.

      Excluir
    2. Pode ser falta de Omega 3, mas cuidado se for comprar e usar , compre de boa qualidade- em casa usamos Topterm à anos- DR. Lair Ribeiro fala que depende não só disso como tambem ter um nivel hormonal e de vitamina D3 adequado.

      Excluir
  2. Recentemente eu li que a ocitocina pode ser usada no tratamento do autismo. Tem alguma referencia sobre essa possibilidade?

    ResponderExcluir
  3. Quem sofre de depressão cronica,onde todos os anti depressivos já foram testados sem resultado positivi, pode tomar ocitocina?

    ResponderExcluir
  4. tenho 27 anos tenho cinco anos de casados e a ate hoje nunca sentir orgasmo e eu sofro por isso o que faço me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já conseguiu chegar ao orgasmo sozinha?
      Normalmente, a primeira experiência com o orgasmo ocorre com a masturbação. Não é a regra, mas é comum.
      Se quiser, me escreva e conversamos mais sobre o assunto.

      Excluir
  5. o que faço para ter orgasmo sou casada a 11 anos e nunca senti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tive o mesmo problema fui casada por 10 anos e nunca tive um orgasmo com ele. Eu deixei ele.

      Excluir
  6. qual e o nome do fármaco a base de ocitocina

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus eu quero essa droga, tenho 15 anos de casada e NUNCA SENTI ORGASMO!! Me Ajudem!!!

    ResponderExcluir
  8. Tenho 22 anos.
    Nunca senti orgasmo no ato sexual, só com masturbação eu em mim mesma e do parceiro em mim.
    No momento estou com depressão pós parto, meu bebê tem 48 dias e ainda não sinto grande felicidade em estar com ele.

    Isso tudo pode ser ausência de ocitocina?

    A Ocitocina pode ser usada no tratamento da depressão pós parto?

    A Ocitocina pode ser usada junto com antidepressivos e ansiolítico??

    ResponderExcluir
  9. Gente, deficiência de oxitocina também envolve fatores psicológicos... não fiquem aqui perguntando essas coisas, porque a Doutora não conhece a vida de vocês. Procurem especialistas!

    ResponderExcluir
  10. Sera um enorme prazer ajudar ,sou cirurgiao dentista e formado em biologia molecular meu facebook e nasser advance sorrisos .
    Podemos abordar muitos temas alem da oxcitocin

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho alguns sintomas, mas quando li que uma das causas é a ansiedade e correria do trabalho, fiquei mais tranquilo, vou mudar meus hábitos e buscar ser mais feliz! Obrigado por mudar minha vida com essa postagem! Achei a causa rsrsrrs

    ResponderExcluir
  12. Estou com dificuldade de atingir o orgasmo, embora haja ereção. Chego a pensar da falta de sensibilidade no pênis. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  13. Estou fazendo um trabalho de feira de ciências sobre hormônios, e um deles é a OCITOCINA, na minha apostila diz que a ocitocina estimula a liberação do leite nas mulheres que estão amamentando e nas contrações do parto... Procurei saber mais e então entrei nesse site, gostaria de saber se tem algum tipo de doença ou deficiência relacionada a ocitocina na função da liberação do leite e nas contrações do parto. Alguma alma boa por ai poderia me dizer? Minha feia de ciências é amanha!

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, gostaria de saber onde posso comprar ocitocina. Cidinha

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, gostaria de saber onde posso comprar ocitocina. Cidinha

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde, gostaria de saber onde posso comprar ocitocina. Cidinha

    ResponderExcluir
  17. Gente,por ser um hormônio, todo cuidado é pouco para a ingestão dele. Como bem disse a dra, é preciso que seja feito exames e recomendado pelo médico. Hormônio, é uma faca de dous gumes, se tomado certo, trás todos os benefícios,o contrário, tb é verdadeiro.

    ResponderExcluir
  18. Gente,por ser um hormônio, todo cuidado é pouco para a ingestão dele. Como bem disse a dra, é preciso que seja feito exames e recomendado pelo médico. Hormônio, é uma faca de dous gumes, se tomado certo, trás todos os benefícios,o contrário, tb é verdadeiro.

    ResponderExcluir
  19. Ola gostaria de saber se quem tarata de cancer de mama pode usar essa ocitocina

    ResponderExcluir
  20. Há contra-indicação? Tenho Fibromialgia e gostaria de tentar. Qual a dosagem indicada?

    ResponderExcluir
  21. vi que meu estado clinico se deve claramente a ausencia ou redução deste hormonio. oque poderia fazer para recupera-lo? tudo começou apos o casamento a 4 anos atraz.

    ResponderExcluir
  22. olá,
    acho que tenho frigidez.Tenho relaçoes ha mais de 2 anos,e nunca senti prazer sexual.ja recorri aos medicos,e me disseram que biologicamente sou normal e me indicaram passar com um psicologo. Por 4 meses,passei nas consultas do psicologo,mas ele me disse que o meu problema nao era psicologico,e talvez poderia ser hormonal.Tenho pouco desej
    o sexual,e isso esta atrapalhando muito o meu relacionamento com meu marido.Como posso saberqual hormonio repor?ocitocina tem contra indicçoes?

    ResponderExcluir
  23. dem uma puladinha na cerca...ai vão sentir orgasmo

    ResponderExcluir
  24. Tenho 57anos nunca tomei reposição hormonal devo tomar este ou outro tipo de hormônio.me ajude Dra Paula .porq não tenho vontade nenhuma de ter relações

    ResponderExcluir
  25. Tenho 57anos nunca tomei reposição hormonal devo tomar este ou outro tipo de hormônio.me ajude Dra Paula .porq não tenho vontade nenhuma de ter relações

    ResponderExcluir
  26. muitas queixas sobre não ter vontade de relações sexuais..esse hormônio ajuda,, mas ha tantas outras coisas envolvidas.. que só uma consulta a uma especialista como esta ajudaria....sou de sp capital... procurem médicos ortomoleculares, essa é a verdadeira medicina... gastem o seu dinheiro na tua saude e bem estar...

    ResponderExcluir
  27. muitas queixas sobre não ter vontade de relações sexuais..esse hormônio ajuda,, mas ha tantas outras coisas envolvidas.. que só uma consulta a uma especialista como esta ajudaria....sou de sp capital... procurem médicos ortomoleculares, essa é a verdadeira medicina... gastem o seu dinheiro na tua saude e bem estar...

    ResponderExcluir
  28. E vc falou sobre ocitocina e disse de muitas coisa positivas, mas quero saber na sua opinião entre ocitocina e testosterona qual e melhor já que ambos sexualmente falando tem o mesmo objetivo. E tbm sobre como influencia na produção de testosterona, por que li que o aumento de um diminui a quantidade do outro, tipo + testosterona - ocitocina e vice versa.

    ResponderExcluir
  29. E vc poderia fazer um post citando a diferença entre ocitocina e o testosterona :D, principalmente no fator psicológico e sexual kkk

    ResponderExcluir
  30. Oi , gostaria de saber se a reposição dhea faz aumentar a ocitocina ?

    ResponderExcluir
  31. Oi. Eu sempre sinto muita dificuldade de ereção na primeira relaçao sexual com a pessoa e geralmente decido a acredito q a ansiedade acabo broxando. O q posso fazer pra aumentar minha sensibilidade peniana e erecao mais longa?

    ResponderExcluir
  32. Pesquisem também sobre o óleo de avestruz que possui os ômegas 3,6,7 e 9, é outra alternativa boa para todos esses problemas relatados.

    ResponderExcluir